• title
  • Title
  • Title

.

.

.

.

.

.

FIÉIS COLOREM PÁTIO DA IGREJA MATRIZ DE CARNAIBA PARA CELEBRAR CORPUS CHRISTI

 Tempos diferentes, mas a tradição religiosa não muda na cidade pacata de Carnaiba, na região do Pajeú, no sertão Pernambucano. Para participar das celebrações dedicadas a Corpus Christi, a comunidade catolica da Paroquia de Santo Antônio e São João Maria Vianney se une para colorir o pátio da igreja na Rua José Martins, no centro da cidade, montando o tradicional tapete, destacando imagens que marcam os rituais católicos no mundo. Um hábito que passa de geração para geração, dando vida à festa articulada pela Igreja Católica para lembrar “o mistério da eucaristia e o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo”.
Pelo tapete colorido, os fiéis passearão em procissão, que sairá da Praça da Matriz para percorrer algo em torno de um quilômetro, passando pelas principais ruas da  cidade. A atividade começou logo nas primeiras horas do dia de hoje (quinta feira) com os organizadores, que se empenham para fazer a coleta da matéria-prima usada na confecção dos tapetes coloridos, que embelezam a cidade neste dia do ano.
 A serragem, sempre doada por comerciantes e fiéis, costuma ser misturada com tinta xadrez para se transformar em um novo produto colorido conhecido como maravalha. Aliado a este, os fiéis desenham as imagens e saem decorando usando também casca de ovo, além de sal, areia e pó de café e também sabão em pó.
O primeiro momento da celebração será a missa, que começa a ser celebrada às 15h30 pelo Padre Antônio Cláudio na Igreja Matriz e, posteriormente, o cortejo segue pelas principais ruas da cidade. As fotos são de Luan Pereira.

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial