Quixaba -PE

Quixaba -PE
  • title
  • Title
  • Title

.

.

COMERCIANTE CARNAIBANO É DESTAQUE EM DEBATE DE EMPREENDEDORISMO EM SERRA TALHADA

A "entrevista ao microempreendedor" da ultima semana, em Serra Talhada, foi com o Administrador Rondinaldo Rocha Xavier, 27 anos, natural de Tabira-PE.
O Rondinaldo é proprietário da empresa CentroCell com sede na cidade de Carnaíba-PE e filial em Tabira-PE. O gestor é graduado em administração de empresas e pós-graduado em gestão empresarial pela Faculdade de Integração do Sertão-FIS.

A CentroCell é uma empresa varejista de aparelhos eletrônicos e acessórios que está no mercado pernambucano há quase 9 anos, foi criada no município de Carnaiba-PE, e posteriormente expandida para a cidade de Tabira-PE.

Foi indagado ao empreendedor, como surgiu a ideia de montar a empresa?
- Primeiro eu vi em Carnaíba a viabilidade. Eu estava em um momento de crescimento e percebi a necessidade de uma loja de eletrônicos que pudesse beneficiar a sociedade como um todo, assim eu fiz e até agora estamos aí na luta, conseguimos montar e deu tudo certo.
O empresário também salientou as dificuldades que um pequeno empreendedor enfrenta e confessa que chegou a pensar em desistir do negócio:
-Um microempreendedor como é o meu caso, enfrenta várias dificuldades, enfrenta a questão de ser pequeno e também da aceitação na sociedade, a aceitação no mercado porque isso é muito influente. E principalmente a questão financeira, a gestão financeira exige um cuidado muito grande.
Com certeza têm horas em que o cara pensa em desistir, principalmente no começo quando as coisas são bem mais difíceis e você se sente pressionado, coagido, pois você quer resultados e muitas vezes eles não vêm. Eu pensei sim, várias vezes, em desistir.

O empreendedor utiliza como 
uma de suas estratégias para 
conquistar clientes o sorteio de 
brindes em datas comemorativas.
Questionado sobre quais estratégias utiliza para manter os seus clientes, Rondinaldo respondeu:
-Eu tento ter um bom atendimento, que é primordial, é tanto que o slogan da minha empresa é: Você em primeiro lugar! pois o cliente tem que estar em primeiro lugar sempre. Eu tenho que os dar o máximo de atenção, ele tem que conhecer novos produtos, precisamos ter aquela fidelidade, aquela preocupação. Quando chega um novo produto mando mensagem. Procuro divulgar fazendo o cliente peça fundamental e eu gosto de interagir com meu cliente. Ele é o ativo mais importante da empresa.

O administrador contou o que acredita ser mais importante para obter êxito em um empreendimento:
-Bem, as características mais importantes que um microempreendedor deve ter, com certeza, partem do principio da administração "Planejar, organizar, dirigir e controlar". Eu gosto de falar que ele tem que ser um cara altamente dedicado e perseverante, porque a dedicação traz o sucesso.Você tem que ser dedicado quando as coisas não estão bem, pois é aí  quando elas estiverem bem que você vai colher os frutos. É importante você nunca confundir seu caixa pessoal com o da empresa, tem que ter organização financeira. 

O microempreendedor também 
investe na divulgação de seus 
produtos através das redes sociais.
 Em relação a concorrência, Rondinaldo admitiu que "não a encara de uma forma muito legal, mas entende que ela é importante, pois é onde um administrador percebe seus pontos fortes e seus pontos fracos. Com a concorrência você pode entender também como o mercado funciona, principalmente no micro mercado em cidades de poucos habitantes, como é o exemplo de Carnaíba-PE. A concorrência deve ser analisada sobre o que oferece, de que forma oferece e você deve tentar fazer a sua parte. O que eu não gosto nela é que não deve ser intimidadora, concorrência é pra você olhar seu voo e melhorar o seu ruim, isso sim é concorrência. Por isso que ela é importante, para que não lhe permita gerar um comodismo".
Para se destacar da concorrência, ele hoje, oferece em sua empresa os serviços do "ponto Celpe" e "Bradesco Expresso", além de estar investindo agora em bijuterias e cosméticos. 

Sobre a parte mais difícil em ser chefe/líder Rondinaldo diz:
-A parte mais difícil é conviver e sempre trazer a motivação para os funcionários. Chefe não é um líder e líder não é um chefe. O líder é o cara que pega na "ponta do cordão" e vai junto com sua equipe é isso que eu tento trazer para os meus funcionários, eles tem que se sentir motivados em estarem ali, tem que se sentir feliz em integrar a empresa. Tento trabalhar com comissões, com promoções, com reconhecimento, pois não é só por parte financeira.  

As estratégias que ele utiliza para lidar com os fornecedores são: 
-Pesquisar bastante, você tem que ter poder de barganha. Se você não tiver poder de barganha dos fornecedores você não vai ter êxito nas suas compras, pois com a barganha você poderá oferecer os melhores preços e uma assistência melhor para seus consumidores. 
Também questionamos a ele, enquanto bacharel em Administração, quais as ferramentas administrativas que ele julga serem importantes para a gestão de um pequeno negócio. Ele respondeu:
-Tudo parte do planejamento, o planejamento é peça fundamental para as ferramentas de administração, pois é dele que se inicia seu plano de ação que você irá aplicar no mercado. 
O empreendedor ainda ressaltou que "Um sistema de informação é uma ferramenta muito importante e uma das principais formas de organizar a empresa".

Rondinaldo informou como lida com a atual crise econômica do nosso país:
-É o momento de "arregaçar as mangas" e não ter medo de enfrentar os problemas, fazer o diferencial em preços, promoções, divulgações. Ser inteligente com seu cliente, trazer pra ele o melhor e o mais inovador em seu segmento

Ele contou ainda que tem vontade de expandir o seu negócio e que está estudando o mercado local e suas oportunidades. 
Pedimos ao gestor que fornecesse algumas dicas para vocês futuros empreendedores, que tem vontade de abrir o seu próprio negócio, vejam:
A quem quer se inicializar no mercado, tem alguma ideia bacana, eu indico que análise bem, pesquise, estude seus concorrentes diretos e indiretos, análise seu mercado. De que forma você pode se posicionar no mercado? Quais são suas ideias novas? E acima de tudo: tenha perseverança! Porque tempos difíceis vem quando você começa, mas se você tem perseverança, tem posicionamento e tem um objetivo, com determinação você alcança. Plantando, você colhe!

Por Amanda Torres

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial