.

.

.

.

.

.

.

.

EM CARNAIBA ESGOTO SEM TRATAMENTO É JOGADO DENTRO DO RIO PAJEÚ

 Na cidade de Carnaíba, sertão do Pajeú pernambucano, parte do esgoto da cidade está sendo despejado dentro do Rio Pajeú. O Bairro de Carnaíba Velha, um dos mais populosos da cidade tem 100% do seu esgoto destinado ao Rio. Uma galeria de tratamento foi construida no Governo Municipal de Tota de Juvenal entre 1993/1997 e foi abandonada na gestão dos últimos 08 anos fazendo com que o esgoto se direcionasse diretamente para dentro do Rio Pajeú.
Segundo moradores que residem nas proximidades, o local tem uma grande fedentina e a presença frequente de ratos, cobras, aranhas, porcos e pernilongos. Dificilmente a noite se consegue dormir com tanta preocupação e o mal cheiro.
Para o Oleiro Lula Penoso, morador do local a quase 50 anos, o local não há mais solução. O mesmo afirmou que uma engenheira da Marinha já esteve averiguando as situações no local, inclusive sobre as situações das cercas de arame farpado que estão predominando o Rio e a galeria do esgoto que foi construída em terreno cedido pelo mesmo.
 - "Quando o esgoto vinha direto pra caixa de tratamento, não havia esse problema de presença de ratos e esse mal cheiro". Afirmou Lula que torce pela recuperação da caixa de tratamento sem querer prejudicar nome de "A" ou "B". O cano que solta os dejetos dentro do rio fica nas proximidades de uma extinta olaria de telhas de Lula, como o mesmo é conhecido no Bairro de Carnaíba Velha.O Rio Pajeú é o único que banha a pequena cidade. 
 Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o rio nasce na Serra da Balança, no município de Brejinho, próximo à divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco. É afluente do São Francisco. O Riacho do Navio — famoso em virtude da canção de Luiz Gonzaga e do livro Caminhos do Pajeú do escritor Luís Cristóvão dos Santos — é um de seus afluentes. Nas margens do Rio Pajeú, encontramos as cidades de ItapetimTuparetamaSão José do EgitoIngazeiraAfogados da IngazeiraCarnaíbaFloresCalumbiSerra Talhada e Floresta, todas no estado de Pernambuco.
Fotos: CauêRodrigues

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial